Sexta-feira, 20 de Abril de 2007
Ainda Cuba...

Ao povo dos Estados Unidos e os seus representantes no Congresso



Prezados amigos,

Há cinco anos, os sucessos do dia 11 de setembro comoveram profundamente a todos nós. Compartilhamos a dor das vítimas e seus familiares. Condenamos sem reservas esses atos terroristas. É por isso, que os cidadãos e organizações da Europa chamamos sua atenção sobre o caso dos cinco prisioneiros cubanos: Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Fernando González e Antonio Guerrero.

O povo dos Estados Unidos tem o direito de defender-se do terrorismo, Cuba também tem esse direito. Portanto, esperamos que vocês compreendam que o povo cubano partilha essa necessidade. Sabe-se que desde os anos sessenta os grupos terroristas anticubanos operam em Miami visando atacar Cuba. Esses grupos empregam diversos métodos, designadamente o assassinato de civis, a explosão de bombas e outros atos terroristas contra o povo cubano. Alguns cidadãos estadunidenses também foram vítimas dessas ações. É lógico que Cuba tente evitar que ocorram atos dessa natureza no seu território. No passado, o FBI se opôs a todo tipo de cooperação com o governo cubano nesse sentido. Por isso, Cuba enviou pessoas para monitorar as atividades desses grupos terroristas em Miami e obter informação com o objetivo de prevenir ataques em seu território.


Em 12 de setembro de 1998, cinco cubanos foram presos pelo FBI. Foram sentenciados e condenados a penas que vão desde 15 anos de privação de liberdade até dupla prisão perpétua consecutiva quando o seu único delito foi proteger o povo cubano contra as atrocidades dos terroristas. O julgamento foi injusto. O caso foi julgado em Miami onde era impossível garantir um julgamento verdadeiramente justo e imparcial para os “Cinco Cubanos”. Altos oficiais militares estadunidenses testemunharam no processo que em nenhum momento os Cinco representaram uma ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos. O governo não pôde apresentar evidências para sustentar a acusação principal: conspiração para cometer espionagem e conspiração para cometer assassinato. Neste último caso, o Governo tentou, em vão, justificar essa acusação e reconheceu por escrito não poder sustentá-la com provas. Contudo, os cinco foram considerados culpáveis de todos os cargos. As condenas que receberam são severas e o tratamento desumano. Às esposas e filhos de dois deles negaram-lhe o direito de visitá-los.

Em 27 de maio de 2005 o Grupo de Trabalho das Nações Unidas para as Detenções Arbitrárias solicitou ao Governo dos Estados Unidos que se adotassem medidas para libertar os Cinco.

Em 9 de agosto de 2005 o tribunal de Atlanta concluiu que o julgamento de Miami não era válido e anulou as sentenças, ordenando a realização de um novo julgamento. No entanto, um ano mais tarde, o plenário desse tribunal – obviamente sob uma pressão política extrema – revogou essa decisão.

Esses juízes emitiram a sua decisão precisamente quando em Miami se invoca a acabar com Cuba como nação soberana, são ocupados arsenais de armas destinados a ações terroristas contra a ilha, representantes dos grupos terroristas fazem declarações públicas nas que com total impunidade reconhecem as suas malfeitorias e proíbem-se livros infantis sobre Cuba.

Na Europa, dezenas de milhares de pessoas assinaram petições que exigem a libertação de Gerardo, Ramón, René, Fernando e Antonio. Esperamos que o povo estadunidense e seus representantes eleitos apóiem nossa demanda ao governo dos Estados Unidos para a imediata libertação dos Cinco. Confiamos que apoiarão esta justa petição.

 


para assinar esta carta visite o link   abaixo:

http://www.freeforfive.org/home3/euro_camp/index.php?lang=pt

 

Bandiera Rossa editou às 21:36
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De nicolau a 9 de Agosto de 2013 às 19:52
A Rússia e Europa do Leste são a Tumba do comunismo! Morte aos exploradores comunistas internacionais!

Comentar post

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
pesquisar
 
Artigos Recentes

Momentos Com Fidel Castro

Há 40 anos CHE foi assass...

O fim dum governo democr...

Aniversário de Fidel Cast...

Bandiera Rossa

Playa Giron

Fidel Castro: Que es Revo...

Hoje estamos em greve

Salvador Allende

Ainda Cuba...

Arquivos

Março 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Junho 2005

Comunistas no mundo

Partido Comunista Português

PCdoB - Partido Comunista do Brasil

VERMELHO . A esquerda bem informada.

PARTIDO COMUNISTA DE ESPAÑA

Κομμουνιστική Νεολαία Ελλάδας  Αρχική Σελίδα

Communist Party of Greece

Partido Comunista de Cuba

Camaradas de luta

ESPAÑA ROJA

Poder Popular

A Voz do Proletário

Explorados e Oprimidos

Vítimas do terrorismo

O Revolucionário

Unidade POVO/MFA

Reforma Agrária

Bandiera Rossa

A Bandeira Vermelha

O Verdadeiro Socialismo

O anti-capitalista
Estou no...





Estou no Blog.com.pt

E você, blogaqui?
blogs SAPO
subscrever feeds
tags

todas as tags